top of page

Etapa 3 - Desafio Final

O trios selecionados para o desafio final deverão formular dois desafios relacionados com as disciplinas de princípios de conservação de alimentos e outro à química de alimentos, ou seja, cada trio irá formular um desafio relacionado a cada uma das disciplinas. Os desafios deverão ser situações problema vinculadas à produção de alimentos e a essas disciplinas, onde o trio desafiado deverá apresentar as soluções para o problema e as bases teóricas para a sua resolução.

 

Os desafios deverão ser entregues impressos em folhas separadas e dentro de um envelope, conforme modelo (Ficha - Desafio Final). Em cada folha deve ser identificado o nome do trio e a qual disciplina este se relaciona. Data e hora para a entrega destes desafios serão divulgados ao final da etapa 2.

​

Os 6 desafios dos 3 trios serão avaliados por uma comissão avaliadora composta por professores. Neste momento os desafios serão avaliados quanto à clareza na exposição do problema e adequação ao proposto pelo DesafiALI. Caso haja adequações a serem realizadas o trio terá 30 minutos para efetuá-las e entregar uma nova versão à comissão organizadora. Ao final das adequações a comissão avaliadora irá verificar a validade ou não dos desafios. Caso o desafio seja julgado inadequado, um dos dois outros trios será selecionado por sorteio para receber os pontos referentes ao desafio e receberá um desafio a menos.

​

Os desafios já reformulados serão colocados em 6 envelopes diferentes indicando o trio que elaborou o desafio e a qual tema está relacionado o desafio (química de alimentos ou princípios de conservação de alimentos). Os desafios serão sorteados entre os trios de forma que:

  • o trio não receba o desafio que elaborou;

  • um trio seja desafiado pelos outros dois trios;

  • cada trio receba um desafio de cada um dos temas: química de alimentos e princípios de conservação de alimentos.

​

Uma vez definido os desafios estes serão apresentados aos trios apenas no início de cada rodada. O trio que recebe o desafio é o trio desafiado e o trio que formulou o desafio é o trio desafiante. A rodada tem início com a leitura do desafio.

​

Após a leitura do desafio, o trio desafiado terá 5 minutos para ler o desafio e organizar até três questionamentos ao trio desafiante. O intuito dos questionamentos deve ser o de esclarecer alguns pontos relacionados à situação ou ambiente em que o problema ocorre, caso este não seja o intuito da pergunta, o trio desafiante pode solicitar à comissão avaliadora para não responder à pergunta.  O trio desafiante terá até 3 minutos para formular as respostas. Em seguida este deve responder oralmente os questionamentos.

​

Após esta etapa o trio desafiado terá 10 minutos para formular uma resposta ao desafio. Poderão ser consultados quaisquer materiais, mas não pessoas. Após a montagem da resposta o trio desafiado terá 10 minutos para apresentação da solução e das bases teóricas do problema. O trio desafiante terá 5 minutos para estudar a apresentação do trio desafiado e em seguida deve apresentar pontos falhos na argumentação em no máximo 5 minutos. O trio desafiado terá 5 minutos como replica para apresentar os pontos falhos na argumentação da equipe desafiada. Ao final a comissão avaliadora e o juri de participantes deverá escolher qual foi o mais consistente na sua argumentação, sendo que em caso de empate a vitória é da equipe desafiada. O juri de participantes e a comissão avaliadora atribuem 1 ponto cada para o trio vencedor da rodada.

 

As equipes serão classificadas de acordo com a pontuação, sendo que em caso de empate será considerada vencedor o trio que venceu primeiro o ciclo de perguntas da etapa 1.

bottom of page